Foto destacada por: © Biosphera

"Transformar caminhos onde mais se veem coisas em caminhos que se fazem coisas".
A frase é do diretor da Biosphera, Ike Gevaerd, mas também funciona como um mote para um projeto que une cultura, economia e turismo. Anunciado em março de 2020, e caminhando a passos mais moderados desde então, por conta da pandemia, o projeto Rotas Cênicas é realizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

O projeto tem o objetivo principal de tornar as estradas e caminhos percorridos pelo turista como parte de sua experiência de viagem.

Conceito já bastante trabalhado em destinos dos Estados Unidos, Alemanha e Noruega, o projeto vai destacar, entre outras regiões, o Litoral Norte de São Paulo.

A Rota Romântica, na Alemanha, é uma das rotas cênicas mais famosas do mundo e recebe cerca de um milhão de visitantes anualmente. Crédito: Imagem de Jörg Vieli por Pixabay

Privilegiada por uma das principais reservas de Mata Atlântica preservada do país, a região deve receber mirantes, passarelas elevadas, paradouros e estabelecimentos, como cafés e lojas de artesanato e artigos locais, para fortalecer os produtos turísticos das cinco cidades (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba).

Em entrevista para o jornal Página 3, de Balneário Camboriú, o secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz, explicou que a ideia é transformar as estradas em verdadeiros parques temáticos. 

“Serão locais para que as pessoas possam vivenciar experiências”.

Confira aqui a matéria na íntegra, que aponta o novo momento do projeto, já que os cadernos técnicos/masterplan das quatro primeiras Rotas Cênicas Paulistas foram entregues neste janeiro de 2021.

O secretário Lummertz recebeu os primeiros cadernos técnicos das mãos de Ike Gevaerd, diretor da Biosphera Empreendimentos Ambientais, e prepara os próximos passos do projeto. Crédito: Setur/SP

Segundo Gevaerd, que vem coordenando todo o projeto em parceria com a SETUR-SP, a primeira fase, que é a de planejamento, já foi finalizada com a entrega dos masterplans. Agora, entra em ação a validação do plano com todos os gestores regionais e COMTUR das cidades para depois, num terceiro momento, apresentar o projeto com os trabalhos realizados buscando parcerias-público privadas. A terceira fase vai marcar o início das implantações.

“Destaco a importância desta etapa já entregue, de planejamento. É preciso planejar para saber o que se pretende. Além disso, temos que trabalhar com as cidades em conjunto buscando o mesmo objetivo, ou seja, a implementação de um turismo ordenado e inteligente”, completou.

No Litoral Norte, o projeto vem sendo coordenado regionalmente pelo Circuito Litoral Norte, que está apoiando de forma ativa a comunicação entre o Estado e os municípios. O consórcio turístico é responsável por toda a interface do programa que, na região, se divide em duas rotas: a das Enseadas e da Costa Atlântica.

Rotas das Enseadas



Integrando as cidades de Caraguatatuba e Ubatuba, ao longo da Br-101 (também conhecida como Rio-Santos neste trecho), a rota tem um visual característico com baías cercadas de elevações com curvaturas e reentrâncias.


A prainha, em Caraguatatuba, também é um ponto de interesse percorrido na rota cênica. Crédito: © Ken Chu

Da estrada mesmo, é possível avistar algumas das quase 120 praias das duas cidades. E também passar por importantes pontos como a plantação de gengibre de Maranduba, o centrinho da Praia Grande e o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar.


O Parque Estadual da Ilha Anchieta possui sete praias e várias trilhas para caminhadas, cercada de águas cristalinas, Mata Atlântica, costões e uma rica fauna e flora. Crédito: © Marcela Lima Pedro

Mirante do Félix (perspectiva na foto abaixo), Cachoeira da Escada e Pontilhão da Praia Dura são alguns dos equipamentos planejados para essa rota pelo projeto.



Rota Costa Atlântica




Já a segunda rota percorre Bertioga, Ilhabela e São Sebastião, também ao longo da BR-101, além das rodovias estaduais SP.055 e SP-131, e vias arteriais. Neste caminho, a paisagem destaca a biodiversidade da Mata Atlântica combinada a áreas de costões, praias e ilhas.

A Rota Costa Atlântica leva os visitantes até pontos como: as praias de Itaguaré e Guaratuba, em Bertioga; Maresias e Barra do Una, em São Sebastião; e as praias do Parque Estadual de Ilhabela, como Bonete, Castelhanos e Jabaquara.

Maresias, a badalada praia dos surfistas em São Sebastião, é um dos lugares que podem ser visitados por meio da Rota Costa Atlântica. Crédito: APHMBR

Entre os projetos pensados para essa rota estão: Mirante Praia do Jabaquara (perspectiva na foto abaixo), Caminho Morro das Sete Voltas e Píer de São Francisco.


Para saber mais, acesse: rotacenica.com