Via: https://novaimprensa.com/2020/11/jornalistas-da-bolivia-visitam-ln.html

Um grupo de 10 jornalistas especializados em turismo e economia da Bolívia visita as cidades do Litoral Norte até a próxima sexta-feira (27) onde percorrerão atrativos das cinco cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Os profissionais das emissoras de TV Unitel, Red Uno e Bolivision e Posdata, dos veículos impressos, El Deber, Los Tiempos e Pagina 7, e dois influenciadores vieram a convite do Circuito Litoral Norte de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur) e a Amaszonas Línea Aerea para conferir os protocolos de saúde e segurança da região.

Os profissionais da imprensa boliviana irão avaliar os fornecedores regionais, os protocolos de segurança adotados em todas as atividades e farão mídia integrada espontânea para despertar ao mercado boliviano as belezas, a natureza e as riquezas históricas do Litoral Norte de São Paulo.

A ação prevê um retorno midiático da ordem de R$ 12 milhões em mídia espontânea, ativando um mercado promissor de turismo regional na América do Sul.

A Amaszonas opera, atualmente, quatro frequências de voos para o Brasil, todas partindo e chegando pelo Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos, o que garante um fluxo mensal de mais de 2.300 passageiros que desembarcam em São Paulo.

A empresa pretende aumentar as frequências regulares e iniciar, em um futuro breve, o mercado de voos charters, impactando as cidades integrantes do consórcio turístico como principal destino de interesse para esse público potencial.

A região do Litoral Norte tem estratégica localização, a menos de uma hora do Aeroporto Internacional de Guarulhos, e oferece atrativos tropicais, históricos e culturais, que são o principal foco de venda para mercado emissor.

A Bolívia não possui litoral e é um país que tem um grande mercado emissor para o chamado turismo sol e praia. Além disso, os voos da Amaszonas Línea Aerea partem de Santa Cruz de La Sierra e têm duração média para Guarulhos de pouco mais de duas horas.

Em Caraguatatuba, o grupo terá a oportunidade de conhecer a Praia Brava da Martim de Sá e fazer um City tour com a Ecotur pelo Centro e Complexo Turístico do Camaroeiro, hoje um dos novos atrativos da cidade.

Para a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, a presença dos bolivianos é muito importante para a cidade que terá uma divulgação espontânea com foco de trazer mais turistas para a região.

“Caraguatatuba tem belezas naturais incríveis, rica cultura e culinária, grandes atrativos, infraestrutura de alto nível e compõe com excelência a grande e inesquecível experiência que é desfrutar o Litoral Norte de São Paulo”, diz a secretária Maria Fernanda.

Em São Sebastião, os profissionais da comunicação fizeram um passeio de barco nas Ilhas, localizada na Costa Sul da cidade e um city tour pelo Centro Histórico, percorrendo pelos sete quarteirões e oito bens tombados, a fim de levar informações culturais, históricas, turísticas e gastronômicas para o seu país origem.

Atravessando para Ilhabela, tiveram a experiência de farol a farol com muita história e cultura pelo mar. Já em Ubatuba, as visitas são ao Projeto Tamar e Aquário e finalizam com um City Tour completo na cidade histórica, tudo com muita gastronomia caiçara, passeios náuticos, hospedagens no melhor da hotelaria do Litoral Norte e muita receptividade típica do povo caiçara.

Bolívia é um mercado promissor

Segundo o Secretário Executivo do Consórcio, Gustavo Monteiro, a ação tem como objetivo desenvolver o trade local de forma integrada, lançando novos produtos que permitam experiência regional e garantir a divulgação do Litoral Norte de São Paulo para um mercado que tenha demanda e conexão aérea garantida,  o mercado boliviano, que em 2019 mandou cerca de 60 mil turistas a São Paulo.

Outro fator importante da ação é permitir a garantia do mercado boliviano em consumir um litoral repleto de atrativos ecológicos, históricos, naturais em pouco mais de 4 horas de deslocamento regional, viabilizando pacotes com tarifas flexíveis e diversidade de fornecedores de hotelaria, gastronomia e entretenimento.

“Estamos muito felizes em realizar a primeira press trip com América Latina em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e a Amaszonas Línea Aerea. Apresentar protocolos de segurança, um trade qualificado e um número tão grande de atrativos turísticos próximos ao maior aeroporto internacional do país a mais um importante polo emissor projeta a região como principal destino de praia e natureza do Brasil".

“Assim como sinalizamos, há meses, que o retorno das atividades turísticas se daria primeiro pelo turismo de proximidade, principalmente de carro e roteiros curtos, no caso das viagens internacionais é natural que o retorno se dê também primeiro com os nossos vizinhos. Além disso, o produto que estamos promovendo, as praias do Litoral Norte, tem apelo para o mercado boliviano”, lembra Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado.

Apoiam a iniciativa as empresas Receptivo Intermunicipal Ubatuba Tour, Escuna Pérola Negra, Jaguareguava Ecoturismo, hotéis Berty Ocas, Bella Casa, Porto Kanoas, Riviera de Bertioga, Costa do Sol e Pousada Morimoto, em Bertioga, Hotel Villa’L Mare, em Maresias, Greenway Brasil Receptivo, Gonçalves Turismo, Hotel Porto Grande e Hotel Pousada Garoupas, em São Sebastião, Maremar Turismo, Restaurante Alecrim, em Ilhabela, Zanfredo Ristorante, Skinna Chicken, Pousada Vivendas Sol e Mar e Pousada da Costa, em Caraguatatuba, Ecotur Caraguá, Kioske do Meio, Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba, Restaurante Limoeiro, Ubatuba Palace Hotel e pousadas Jamboo, Manobra e Cavalo Marinho, em Ubatuba.