Circuito Litoral Norte de São Paulo
  • Circuito Litoral Norte de São Paulo

Capela de Nossa Senhora Imaculada Conceição de Toque-Toque Grande

A capela Imaculada Conceição é um símbolo da devoção e da tradição do povo caiçara que se uniu pela construção do templo e que através das gerações vem mantendo sua fé e repassando seus costumes. Embora ao longo dos anos tenha havido uma miscigenação dos povos, a cultura e a tradição vem se mantendo também através das famílias que por esta comunidade foi acolhida. Existem algumas discordâncias quanto a data da construção, para alguns teria sido erguida em 1930, mas é uma das capelas mais antigas da região. Ela foi construída por famílias caiçaras que viviam e vivem ainda no bairro, que fica a 16 quilômetros do centro de São Sebastião.

A construção é simples. Segundo consta, foi construída de pau-a-pique e reformada em 1932. Tem apenas um ambiente, um púlpito revestido de cerâmica e fachada voltada para o mar. Muitos caiçaras se casaram, fizeram a primeira comunhão ou foram batizados na capelinha.

As missas acontecem apenas aos sábados, às 20 horas, realizadas pelo padre Alessandro Henrique Coelho, da paróquia São Sebastião. A festa em homenagem à santa é realizada em abril e reúne toda a comunidade local.

Localização