Circuito Litoral Norte de São Paulo
  • Circuito Litoral Norte de São Paulo

Parque Estadual Serra do Mar

O Parque Estadual Serra do Mar (PESM) foi criado pelo Decreto nº 10.251 de 31 de agosto de 1977 e é administrado pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do estado de São Paulo (Fundação Florestal). Ele é o maior parque do Estado de São Paulo e, também, a maior unidade de conservação de proteção integral de toda a Mata Atlântica. O Núcleo Caraguatatuba (NuCar), um dos onze que o compõe, possui 35.947 ha e abrange os municípios de Caraguatatuba (28.224 ha), Paraibuna (6.410 ha) e Natividade da Serra (1.313 ha).

A mata é caracterizada pelos altos índices de umidade e baixa incidência de luz, já que a claridade não consegue alcançar todos os cantos. O solo é acidentado graças ao relevo da Serra do Mar. A temperatura pode variar muito, indo de bem quente durante o dia e perde o calor rapidamente assim que sol começa a se pôr.

Este patrimônio natural garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima, a proteção das encostas contra deslizamentos, além da incrível experiência do contato com a natureza através de suas trilhas e outros atrativos.

Localização