Carlo Cury
Nascido em Piraju, interior do Estado de São Paulo, em 1963, reside atualmente em Caraguatatuba, litoral norte do Estado.
Em 2011 descobriu a cerâmica como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais pode aprofundar seus diálogos com o tridimensional, com participação em exposições Individuais e coletivas, estabelecendo uma relação de incentivo à cultura e a arte na comunidade.
Em 2012 participou da formação do Grupo Ubuntu Caraguatatuba - ceramistas, que reúne artistas plásticos ceramistas. Este grupo desenvolve projetos como o “Projeto Origens”, que estuda os fazeres em cerâmica dos Povos Originários do Brasil, a Influência africana e tradições Caiçaras.
O Ateliê Carlo Cury cerâmica tornou-se uma referência na cidade por suas, oficinas, palestras, aberturas de forno, bazares, visitas. E além de ser um espaço de desenvolvimento dos trabalhos individuais do artista é ainda a sede do Grupo Ubuntu Caraguatatuba - Ceramistas.
Mantém também o “Espaço HARTANT - Acervo Indígena” com mais de 1800 peças de etnias brasileiras e da América Latina, notadamente do Peru e Costa Rica. A cada três meses há uma nova expografia no espaço, contemplando quatro etnias. As exposições podem ser visitadas gratuitamente, mediante agendamento. As oficinas de sonoridade Ancestral se dão a partir de peças acervo.
O artista, ao desenvolver projetos individuais, procura o coletivo ao convidar outras pessoas para participarem, inclusive de oficinas de cerâmica dentro da temática apresentada.
Realiza exposições de cerâmica, tanto individuais como coletivas, percorrendo cidades do litoral norte e Vale do Paraíba e até em outros Estados.
Na atividade individual, além da pesquisa de fazeres ancestrais, elabora peças utilitárias (pratos, tigelas, copos, vasos, etc), peças de arte religiosa, réplicas de peças arqueológicas, máscaras e peças artísticas temáticas.