portugues espanhol frances ingles alemao italiano
  • Circuito Litoral Norte de São Paulo

Carlo Cury Cerâmica

Carlo Cury

Nascido em Piraju, interior do Estado de São Paulo, em 1963, reside atualmente em Caraguatatuba, litoral norte do Estado.

Em 2011 descobriu a cerâmica como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais pode aprofundar seus diálogos com o tridimensional, com participação em exposições Individuais e coletivas, estabelecendo uma relação de incentivo à cultura e a arte na comunidade.

Em 2012 participou da formação do Grupo Ubuntu Caraguatatuba - ceramistas, que reúne artistas plásticos ceramistas. Este grupo desenvolve projetos como o “Projeto Origens”, que estuda os fazeres em cerâmica dos Povos Originários do Brasil, a Influência africana e tradições Caiçaras.

O Ateliê Carlo Cury cerâmica tornou-se uma referência na cidade por suas, oficinas, palestras, aberturas de forno, bazares, visitas. E além de ser um espaço de desenvolvimento dos trabalhos individuais do artista é ainda a sede do Grupo Ubuntu Caraguatatuba - Ceramistas.

Mantém também o “Espaço HARTANT - Acervo Indígena” com mais de 1800 peças de etnias brasileiras e da América Latina, notadamente do Peru e Costa Rica. A cada três meses há uma nova expografia no espaço, contemplando quatro etnias. As exposições podem ser visitadas gratuitamente, mediante agendamento. As oficinas de sonoridade Ancestral se dão a partir de peças acervo.

O artista, ao desenvolver projetos individuais, procura o coletivo ao convidar outras pessoas para participarem, inclusive de oficinas de cerâmica dentro da temática apresentada.

Realiza exposições de cerâmica, tanto individuais como coletivas, percorrendo cidades do litoral norte e Vale do Paraíba e até em outros Estados.

Na atividade individual, além da pesquisa de fazeres ancestrais, elabora peças utilitárias (pratos, tigelas, copos, vasos, etc), peças de arte religiosa, réplicas de peças arqueológicas, máscaras e peças artísticas temáticas.

Galeria de Fotos

Localização